GUEST HOUSE - Manuel Luis Goucha

18.1.12
Entra em nossa casa sem pedir licença. E fica por lá...
Conquista-nos da forma mais difícil e mais saborosa. Provocador, acutilante, genuinamente simpático. Tanto nos leva às lágrimas como nos sacode a alma. Em cada canto da sua casa há um amigo, seja um livro na biblioteca, seja um cão no jardim...
Disse-nos que não sabe viver sem livros. E a televisão, a bem dizer, já não saberia viver sem ele...


WHITE GLAM - Foi o Manuel que decorou a casa onde vive? Como foi passar por essa experiência?

Manuel Luis Goucha - Fui eu quem decorou a minha casa. Era incapaz de confiar a decoração a outra pessoa porque tenho de me identificar com o espaço onde vivo e onde passo praticamente a maior parte do meu tempo livre. Decorar uma casa é uma tarefa entusiasmante e que nunca está terminada. Há sempre uma coisa nova para acrescentar.


WG - Qual a divisão da casa que mais aprecia?
MLG - Gosto particularmente de um dos alpendres que fechei sobre o jardim. Resultou num espaço descontraído e aconchegante onde gosto muito de ficar a ler e a ouvir música.

MLG transformou este alpendre numa acolhedora sala de Inverno

WG - Como define o seu estilo de decoração? É tão arrojado a vestir a casa como a vestir o corpo?

MLG - Não terei um estilo bem definido. Gosto de antiguidades e de misturá-las com arte contemporânea. Gosto de moveis pequenos e de poucas peças sobre eles. Gosto de apontamentos de cor numa ou noutra parede. Parece-me, contudo, que sou mais clássico a vestir a casa que propriamente a vestir-me.

WG - Ainda tem a horta? Considera que os portugueses dão pouca importância ao espaço exterior das casas?

MLG - O jardim é-me essencial nos dias mais agradáveis. Mantém-se a horta com ervilhas tortas, favas, couve galega e cebolas roxas já a crescer. Mantenho-me atento às semeaduras dos produtos consoante a estação. Pelo jardim estão plantados centenas de bolbos que hão-de começar a florir lá para Fevereiro. Por muito que o português goste de cuidar do espaço exterior à casa, dificilmente consegue bater o inglês que tem sempre gosto em ver alindado esse espaço por muito pequeno que ele seja.


No Verão, é no jardim que MLG passa os seus dias de descanso

Uma mesa com pormenores de grande riqueza. A Faiança Bordalo Pinheiro, o anel do guardanapo em forma de pêra e a hortensia. Linda!

Pormenor do jardim de MLG.

Adepto de reciclagens, MLG deu nova vida a estes móveis de jardim. Aqui, o 'antes'...
... o 'durante'...

...e o 'depois'. Ficou lindo este azulão!

E a famosa horta do Manuel. De fazer inveja a muito agricultor da praça!
Obrigada Manuel. Pela entrevista mas sobretudo pela simpatia que distribui pelos corredores da TVI!
WHITE GLAM
WHITE TO COLOR YOUR LIFE!

4 comentários:

  1. Gostei imenso de ler esta entrevista. Não é assunto banal, é mais pessoal. Adoro.

    Beijinho Lisete!

    ResponderEliminar
  2. Olá Lisete,
    Gostei de conhecer um pouco mais sobre o Manuel L.Goucha na sua entrevista. Foi uma boa escolha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Manuel Luís Goucha, adorei o jardim! E então com uma horta, melhor ainda!

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    Já algum tempo que sigo o seu blogue,gosto,recomendo e admiro.
    Parabêns pelos trabalhos.
    Luz

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...